3390 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) determinou que o governo do Rio de Janeiro preste esclarecimentos detalhados sobre a megaoperação policial que resultou em 121 mortes. Em manifestação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, o procurador-geral Paulo Gonet questiona se a ação - a mais letal da história do estado - seguiu as diretrizes determinadas pelo Supremo.
Entre os pontos exigidos estão a comprovação do uso de câmeras corporais e nas viaturas, a presença de ambulâncias no local, a preservação da cena do crime para perícia e o respeito ao princípio da proporcionalidade no uso da força. A PGR age após representação do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), aumentando a pressão institucional sobre o governador Cláudio Castro.
A operação, que mobilizou agentes para cumprir 180 mandados e resultou na apreensão de toneladas de drogas e 118 armas, é alvo de crescentes questionamentos sobre sua legalidade e proporcionalidade. O pedido da PGR reforça as dúvidas sobre a conduta do governo estadual durante a ação policial.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.