IML identifica 100 corpos de vítimas da maior chacina da história do RJ

Portal Plantão Brasil
31/10/2025 11:39

IML identifica 100 corpos de vítimas da maior chacina da história do RJ

0 0 0 0

3825 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro já identificou 100 das 121 vítimas da megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, considerada a maior chacina da história do estado. Até o momento, 60 corpos foram liberados para as famílias, enquanto 17 ainda aguardam necrópsia. A previsão é que todo o processo de identificação seja concluído ainda nesta sexta-feira (31), mas os laudos com as causas das mortes devem levar entre 10 e 15 dias úteis para ficarem prontos.

A dor das famílias se transformou em protesto na tarde de quinta-feira (30), quando cerca de 30 parentes interditaram parcialmente a Avenida Francisco Bicalho, em frente ao IML, para denunciar a morosidade no reconhecimento dos corpos e a falta de informações claras. O instituto trabalha exclusivamente nos casos da operação desde o início da semana, o que tem causado acúmulo de demandas e atrasos no atendimento.

Enquanto isso, o Ministério Público do Rio iniciou uma perícia independente sobre as mortes, seguindo determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do STF no âmbito da ADPF 635. Uma equipe de oito peritos foi designada para garantir a transparência e o cumprimento dos protocolos internacionais de apuração em operações policiais com alto número de vítimas. Entre os 121 mortos confirmados estão quatro agentes de segurança – dois da Polícia Civil e dois da Polícia Militar –, já sepultados durante a semana.

Com informações da CNN Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians