Defesa de Zambelli tenta reduzir pena alegando “insanidade mental momentânea"

Portal Plantão Brasil
31/10/2025 11:55

Defesa de Zambelli tenta reduzir pena alegando “insanidade mental momentânea"

0 0 0 0

9870 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para instaurar um incidente de insanidade mental momentânea, em uma tentativa de reduzir a pena de 5 anos e 3 meses de prisão imposta pela Corte. A informação é da CNN Brasil.

O advogado Fábio Pagnozzi, representante da parlamentar bolsonarista, afirmou que Zambelli “estava momentaneamente em estado de insanidade mental” quando perseguiu um homem pelas ruas de São Paulo com uma arma em punho, em outubro de 2022 — véspera do segundo turno da eleição presidencial. Segundo ele, a deputada “posteriormente retomou seu estado normal” e a estratégia de defesa foi definida com a concordância da própria ré, atualmente presa na Itália.

Na última quinta-feira (30), o STF declarou o trânsito em julgado da condenação, tornando a sentença definitiva e autorizando o início da execução da pena. A defesa tenta agora abrir espaço para revisão, buscando diminuir a punição sob a justificativa de “condição psicológica alterada”.

O caso da perseguição armada ficou amplamente registrado em vídeo, no qual Zambelli aparece correndo atrás de um homem desarmado após uma discussão política em um bairro nobre de São Paulo. Em agosto, o Supremo a condenou por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo, em votação de 9 a 2, relatada pelo ministro Gilmar Mendes, que destacou o “elevado grau de reprovabilidade” da conduta.

Essa é a segunda condenação da parlamentar no STF. Em maio, ela já havia sido sentenciada a 10 anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos falsos. As duas penas deverão ser somadas. Enquanto isso, o Ministério Público italiano já deu parecer favorável à extradição de Zambelli, que depende agora de decisão do Tribunal de Apelação de Roma.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians