1960 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em uma vitória diplomática do governo Lula, a China garantiu apoio prioritário ao Brasil para evitar um colapso na produção de veículos causado pela escassez global de semicondutores. O embaixador Zhu Quingqiao assegurou ao vice-presidente Geraldo Alckmin que Pequim abrirá canais de diálogo direto com as montadoras brasileiras, em uma medida que pode salvar milhares de empregos e manter a indústria automotiva em funcionamento.
"Trata-se de uma excelente notícia. Ainda temos de ver como isso se dará na prática, mas hoje demos um passo importante para que a indústria automotiva brasileira continue crescendo e gerando empregos de qualidade", afirmou Alckmin após o encontro realizado neste sábado (1º). O setor automotivo emprega diretamente 1,3 milhão de brasileiros e movimenta cadeias produtivas estratégicas como siderurgia, química, plástico e borracha.
A crise dos chips, que ameaçava paralisar linhas de produção em todo o país, expôs a dependência brasileira de componentes importados e a vulnerabilidade da indústria nacional frente a disputas geopolíticas globais. Com a China respondendo por cerca de 70% da mineração de terras raras essenciais para fabricação de semicondutores, o acordo representa não apenas uma solução logística, mas uma demonstração concreta do fortalecimento das relações Brasil-China sob a atual gestão.
Com informações da CNN Brasil.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.