1217 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em visita a comunidades tradicionais da Amazônia, o presidente Lula afirmou que a COP30 representará uma mudança fundamental na forma como o mundo enxerga a floresta. "Essa COP30 é um momento único na história do Brasil, porque é um momento em que a gente está obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos que deve olhar para a Amazônia", declarou o presidente durante encontro com moradores da comunidade do Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós.
Lula foi além do discurso tradicional de preservação ambiental ao defender que a manutenção da floresta em pé depende diretamente das condições de vida das populações locais. "Não é só pedir para a gente manter a floresta em pé. É preciso pedir para que a gente mantenha a floresta em pé e para ela ficar em pé, nós temos que dar sustentação econômica, educacional, de saúde para as pessoas que tomam conta dessa floresta", argumentou, em claro recado à comunidade internacional.
A ministra Marina Silva, que acompanhou a agenda, destacou o exemplo de bioeconomia representado pelas comunidades extrativistas da região, onde 1,2 mil famílias preservam mais de 500 mil hectares de floresta por meio de atividades sustentáveis como o turismo comunitário e a fabricação de biojóias. A visita integra a preparação para a Cúpula do Clima que reunirá dezenas de chefes de Estado em Belém nos dias 6 e 7 de novembro.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.