7415 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminha para registrar, até o fim do terceiro mandato, a menor inflação acumulada em um período de quatro anos desde 1999, quando o Brasil passou a adotar o regime de metas de inflação.
Segundo cálculos do economista André Braz, do FGV Ibre, feitos a pedido da Folha de S.Paulo, o índice acumulado da gestão Lula 3 deve ser de apenas 19,11%, o menor em mais de 25 anos. Caso as projeções para 2025 e 2026 se confirmem, o atual mandato do petista superará inclusive o desempenho exemplar de seu segundo governo, entre 2006 e 2010, quando a inflação ficou em 22,21%.
Isso significa que Lula deverá encerrar o mandato com uma inflação mais baixa que todos os presidentes desde Fernando Henrique Cardoso, incluindo Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro — este último, responsável por um dos períodos de maior alta de preços e descontrole fiscal da história recente.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou o resultado em evento público. “O senhor vai terminar o terceiro mandato com a menor inflação acumulada da história do Brasil. E o mais importante é que o senhor está batendo o próprio recorde”, afirmou Haddad durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil.
Apesar do desempenho econômico positivo, pesquisas mostram que parte da população ainda não percebe o alívio nos preços. Levantamento Datafolha de abril apontou que 54% dos entrevistados ainda associam a alta dos alimentos ao governo Lula — uma distorção alimentada por fake news e pela cobertura enviesada da grande mídia.
No Planalto, a avaliação é de que programas de transferência de renda e medidas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e o Auxílio Gás ajudarão a consolidar a melhora na percepção popular. A expectativa é que, até 2026, a estabilidade econômica e o poder de compra das famílias se tornem trunfos centrais na campanha pela continuidade do projeto de reconstrução do país.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.