O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a atacar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e acusou-o de ser “o candidato do sistema” — uma suposta aposta de setores do poder para isolar Jair Bolsonaro e o bolsonarismo da disputa presidencial de 2026. Em vídeo no YouTube, o filho do ex-presidente afirmou que Alexandre de Moraes, ministro do STF, “gostaria que Tarcísio fosse eleito”, alegando que o projeto teria sido o motivo da prisão domiciliar e das restrições impostas ao pai.
Eduardo, que permanece nos Estados Unidos desde o início do ano, afirmou que há um “plano para enterrar o bolsonarismo” e substituí-lo por um candidato “pintado de direita”. Em sua visão, Tarcísio seria “a escolha ideal do sistema financeiro e da mídia”, alguém capaz de manter a pauta econômica liberal enquanto se distancia da retórica extremista do pai.
Deixem a risada de vcs! O Eduardo Bolsonaro partiu pra cima do Tarcísio de Freitas e o acusou de fazer parte do sistema que colocou o pai dele de tornozeleira eletrônica! Briguem!pic.twitter.com/DZHoN8XfXV
O parlamentar citou até o ex-ministro José Dirceu (PT) para reforçar o ataque. Reproduzindo um trecho de entrevista em que Dirceu afirma que Tarcísio “não é um líder”, Eduardo declarou que o governador depende integralmente dos votos bolsonaristas. “Ele só chegou onde está por causa da força do meu pai e do nosso eleitorado”, disse.
Durante participação no podcast Market Makers, o deputado voltou à carga, afirmando que o governador busca apoio no centro e flerta com a esquerda. “Com todo respeito, Tarcísio não me serve. Ele é o candidato do sistema, o cara da Faria Lima, o nome que o Moraes quer ver eleito”, declarou.
O filho de Bolsonaro também se queixou de ter sido “abafado internamente” no PL e excluído de pesquisas sobre 2026. Segundo ele, se decidir disputar a presidência, fará “um estardalhaço” e “levará sua visão aos quatro cantos do país”. A declaração reforça o racha no bolsonarismo, com aliados divididos entre a candidatura de Tarcísio e a resistência do núcleo radical ligado à família Bolsonaro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.