“A Terra não comporta mais”: Lula alerta sobre crise climática

Portal Plantão Brasil
7/11/2025 15:58

“A Terra não comporta mais”: Lula alerta sobre crise climática

0 0 0 0

1892 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em discurso contundente na Cúpula de Líderes da COP30, o presidente Lula alertou que o planeta "não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis" e defendeu uma transição energética global urgente. "As decisões que tomarmos com relação ao setor energético definirão nosso sucesso ou nosso fracasso na batalha contra a mudança do clima", declarou o presidente, destacando o papel do Brasil como líder mundial em energia limpa.

Lula apresentou um plano baseado em três pilares: implementação do acordo de Dubai para triplicar energia renovável até 2030, erradicação da pobreza energética que ainda atinge bilhões de pessoas, e adesão ao Compromisso de Belém para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035. O presidente lembrou que 90% da matriz elétrica brasileira já provém de fontes limpas e que o país é pioneiro em biocombustíveis, com gasolina contendo 30% de etanol na composição.

Anunciando a criação do Fundo Nacional de Transição Energética, Lula criticou os incentivos financeiros que ainda beneficiam os combustíveis fósseis: "Desde a adoção do Acordo de Paris, a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética global caiu apenas de 83% para 80%". O presidente encerrou com um alerta aos líderes mundiais: "Devem decidir se o século XXI será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente".

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians