1343 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso histórico na COP30, o presidente Lula propôs que países em desenvolvimento destinem parte dos lucros da exploração de petróleo para financiar a transição energética global. "Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para a transição energética permanece um caminho válido", afirmou o presidente durante a Cúpula do Clima em Belém, defendendo uma mudança justa e ordenada rumo às fontes renováveis.
Lula anunciou que o Brasil criará um fundo específico para enfrentamento das mudanças climáticas, financiado com recursos da exploração petrolífera. O presidente foi contundente ao alertar sobre os riscos do atual modelo: "A Terra não comporta mais um modelo de uso intensivo de combustíveis fósseis. As decisões que tomarmos com relação ao setor energético definirão nosso sucesso ou fracasso na batalha contra a mudança do clima".
O líder brasileiro destacou a contradição do sistema financeiro global que, apenas no ano passado, destinou US$ 869 bilhões para o setor de petróleo e gás, enquanto crises climáticas se intensificam. "Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático", criticou Lula, defendendo que o debate energético inclua também o fim da pobreza energética que ainda afeta dois bilhões de pessoas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.