4773 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou com determinação neste sábado (8) que seu governo prestará todo o auxílio necessário à população do Paraná atingida pelo violento ciclone que devastou a região. O fenômeno, que incluiu um tornado de grande força, deixou um rastro de destruição, com pelo menos cinco mortes confirmadas e centenas de feridos, em uma das maiores tragédias ambientais recentes no estado.
Em declaração publicada em suas redes sociais oficiais, Lula expressou seu profundo sentimento às famílias que perderam entes queridos e toda sua solidariedade aos afetados pela calamidade. O compromisso presidencial foi claro e direto: "Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário". A fala veio acompanhada do anúncio de medidas concretas que já estão sendo implementadas para socorrer os atingidos.
Uma equipe de resposta rápida, liderada pela ministra Gleisi Hoffmann e composta por representantes dos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, já se desloca em direção às áreas mais afetadas. Com eles, seguem técnicos especializados da Defesa Civil Nacional, com experiência em ajuda humanitária e reconstrução, além de profissionais da Força Nacional do SUS, que prestarão suporte crucial às equipes locais de resgate e atendimento às vítimas. A ação coordenada demonstra a prioridade que o governo federal está dando ao atendimento das famílias paranaenses em meio à tragédia
Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.
— Lula (@LulaOficial) November 8, 2025
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann,…