2194 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Um intenso sistema de baixa pressão formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil provocou uma sequência de tempestades severas na tarde e noite de sexta-feira (7), afetando especialmente as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Conforme o governo estadual, uma supercélula formada durante a passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical gerou um tornado que atingiu com força total o município de Rio Bonito do Iguaçu, deixando um cenário de devastação.
O município de Rio Bonito do Iguaçu foi um dos mais arrasados pelos ventos extremos. A Defesa Civil do Paraná confirmou inicialmente cinco mortes e 130 feridos em todo o estado, números atualizados para 432 feridos na manhã deste sábado (8), revelando a gravidade da situação. O volume de chuvas superou os 40 mm em diversas cidades, incluindo Candói, Guarapuava, Pinhão e Campo Mourão, agravando os estragos. O site MetSul alertou que o tempo severo também causou danos expressivos em outras áreas da Região Sul, com ventanias e chuvas intensas afetando comunidades além do Paraná. A tragédia mobilizou autoridades federais, que já manifestaram solidariedade às vítimas e iniciaram ações de socorro.
?? AGORA | Tornado arrasa com município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu. Vários prédios e casas vieram abaixo. Há relatos de pessoas soterradas. Equipes de emergência atuam no resgate. Saiba mais do tornado em https://t.co/cCRIo33YAN. pic.twitter.com/tyXYYehXTN
— MetSul.com (@metsul) November 7, 2025