969 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em reunião durante a Cúpula do G20 na África do Sul, o presidente Lula e Cyril Ramaphosa concordaram em ampliar as relações comerciais entre os dois países, reconhecendo que o potencial econômico ainda não foi totalmente explorado. Os líderes avaliaram a expansão do acordo entre Mercosul e a União Aduaneira da África Austral, mostrando um pragmatismo na condução da política externa brasileira.
O encontro reforçou o compromisso comum com o multilateralismo, com Ramaphosa elogiando a realização da COP30 em Belém e sua forte participação social. Lula, por sua vez, apoiou a criação do Painel de Especialistas em Desigualdade proposto pelo Nobel Joseph Stiglitz, posicionando o Brasil na vanguarda das discussões sobre justiça social global.
Como resultado concreto do diálogo, o presidente sul-africano aceitou o convite para uma visita de Estado ao Brasil no início de 2026. A aproximação consolida a estratégia de fortalecer parcerias Sul e demonstra a capacidade do Brasil em construir pontes entre nações em desenvolvimento.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.