1443 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, detalhou nesta terça-feira (25) o programa Governo na Rua, iniciativa que pretende levar as políticas públicas federais diretamente à população por meio de ações presenciais em todas as unidades da Federação a partir de dezembro. Durante participação no Bom Dia, Ministro, Boulos explicou que a proposta reunirá diversos ministérios e representantes locais para ampliar o acesso a serviços e programas do governo Lula, com a primeira edição ocorrendo no Sol Nascente, uma das maiores comunidades do Distrito Federal. "Vamos aproximar os programas do governo do presidente Lula das pessoas.
Cada ministério tem os seus programas e vamos levar esses vários programas para os territórios, conversar com as pessoas e criar processos participativos de decisão", afirmou o ministro, reforçando que a democracia deve ser exercida permanentemente através da escuta das demandas populares.
Boulos também tratou de duas pautas urgentes para os trabalhadores brasileiros: a revisão da escala 6x1 e a regulamentação do trabalho por aplicativos. Sobre a exaustiva jornada de seis dias de trabalho por um de descanso, o ministro foi enfático: "Um dia por semana não é suficiente para a pessoa cuidar dos seus, conviver, às vezes cuidar da casa, resolver um problema, descansar, estudar. Não dá". Ele relatou o caso de um garçom que tem sua única folga na terça-feira, quando a esposa trabalha e os filhos estão na escola, impossibilitando o convívio familiar.
Quanto aos aplicativos, Boulos revelou que o presidente Lula determinou prioridade na criação de um marco regulatório que garanta direitos a motoristas e entregadores, questionando a "fatia gigantesca" que as plataformas abocanham de cada viagem.O ministro anunciou a criação de um grupo de trabalho na Secretaria-Geral para acompanhar os debates no Congresso e trabalhar em conjunto com o Ministério do Trabalho, visando estabelecer pisos, seguros, previdência e transparência nos algoritmos para cerca de 3 milhões de trabalhadores do setor.
Com informações do Bom Dia, Ministro
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.