Ex-chefe da Receita é demitido por envolvimento em tentativa de liberar joias de Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
1/12/2025 13:25

Ex-chefe da Receita é demitido por envolvimento em tentativa de liberar joias de Bolsonaro

0 0 0 0

3166 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou a demissão do ex-chefe da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, após concluir que ele atuou para tentar liberar ilegalmente as joias sauditas apreendidas no fim do governo Jair Bolsonaro. A penalidade máxima, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º/12), inclui ainda a proibição de Gomes assumir qualquer cargo público federal pelos próximos cinco anos, um rígido recado sobre a intolerância com desvios éticos no atual governo. A decisão foi baseada em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apontou graves violações funcionais, corroboradas por mensagens interceptadas pela Polícia Federal em 2024 que mostram a articulação direta com o ex-presidente.

As investigações revelam que Gomes enviou uma mensagem ao então ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, em dezembro de 2022, questionando: "Avisou o presidente que vamos recuperar os bens?". Cid respondeu prontamente: "Avisei!". Mesmo após a posse do presidente Lula, o ex-chefe da Receita continuou sua atuação irregular, perguntando a Cid em fevereiro de 2023 sobre a viabilidade de obter uma procuração do ex-ministro Bento Albuquerque, também indiciado no esquema. A CGU concluiu que Gomes violou deveres fundamentais do serviço público, atuando claramente para favorecer interesses privados e criminosos do ex-presidente, em um dos casos mais emblemáticos de corrupção do governo anterior.

O caso das joias sauditas, que envolve acusações de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa contra Bolsonaro e outros 11 investigados, ganha assim mais um capítulo de consequências. A demissão de Gomes pela CGU reforça o compromisso do governo Lula com a integridade das instituições de controle e com a punição exemplar de servidores que colocam interesses políticos escusos acima da lei. Enquanto Bolsonaro e seus aliados tentam reescrever a narrativa, as provas materiais – das mensagens interceptadas às decisões da CGU – continuam escancarando a rede de ilícitos montada no coração do Palácio do Planalto.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians