Lula envia ao Congresso projeto que reestrutura carreiras e cria 8.600 vagas em universidades

Portal Plantão Brasil
1/12/2025 19:34

Lula envia ao Congresso projeto que reestrutura carreiras e cria 8.600 vagas em universidades

0 0 0 0

339 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira, um amplo projeto de lei que promove uma reestruturação na gestão de pessoas do Poder Executivo Federal, ao mesmo tempo, em que assinou uma medida provisória concedendo reajuste remuneratório para as forças de segurança pública do Distrito Federal e dos Ex-Territórios. Em anúncio feito nas redes sociais, Lula defendeu as medidas como necessárias para valorizar os servidores, aumentar a eficiência do Estado e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, em um movimento que ocorre em um momento de visível atrito político entre o Palácio do Planalto e o Legislativo.

O chamado Projeto de Lei de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal é abrangente: ele reorganiza e valoriza carreiras ligadas à Cultura, estrutura uma nova carreira de suporte administrativo e, em um dos pontos de maior impacto, cria 8.600 cargos efetivos para as universidades federais. A proposta também busca formalizar acordos salariais negociados ao longo de 2025 com diversas categorias. A iniciativa representa um esforço do governo para recompor e fortalecer o serviço público, após anos de desmonte e congelamento de investimentos, mas seu trâmite no Congresso promete ser complexo, dada a relação tensa e a agenda conturbada entre os Poderes. A medida provisória paralela, focada no reajuste para policiais e bombeiros do DF, segue uma lógica similar de valorização de categorias específicas do Estado.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians