528 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo fará, no início de 2026, uma ampla prestação de contas à sociedade, apresentando os resultados acumulados desde o início da gestão. Em discurso durante a regulamentação das novas regras para a CNH, nesta terça-feira (9), Lula definiu o momento como “a hora da verdade” e afirmou que a iniciativa servirá para confrontar narrativas falsas. “É preciso desbaratinar a quantidade de mentiras que foi contada neste país, a quantidade de coisas que não aconteceram, para que a gente possa mostrar o que foi a dificuldade de recolocar o Brasil no patamar que ele está hoje”, declarou.
Lula afirmou que os primeiros anos de governo foram dedicados a reconstruir estruturas desmontadas, comparando este período ao preparo do terreno. Ele destacou a retirada do Brasil do Mapa da Fome da FAO como uma conquista central e defendeu uma visão de gestão como cuidado. “No fundo, a palavra correta é que nós somos ‘cuidadores’”, disse, enfatizando o foco nas políticas para a população mais vulnerável. O presidente usou a reforma da CNH, que reduz custos em até 80% e beneficia milhões, como exemplo dessa política de inclusão.
A nova regulamentação da CNH, que inclui curso teórico gratuito e digital e flexibiliza as aulas práticas, foi apresentada como parte do conjunto de ações que serão detalhadas na prestação de contas. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a medida é uma política de inclusão produtiva, já que “habilitação significa trabalho, renda e autonomia”. O governo estima que 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação e outros 30 milhões não conseguem arcar com os custos anteriores, que ultrapassavam R$ 5 mil.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.