246 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O cinema brasileiro alcançou reconhecimento internacional de peso: o jornal norte-americano The New York Times divulgou na terça-feira (2) a sua lista dos dez melhores filmes de 2025, e a produção nacional “O agente secreto” garantiu um lugar de destaque. Dirigido pelo aclamado Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa-metragem aparece na oitava colocação do prestigiado ranking anual.
O filme brasileiro, que brilha entre as escolhas dos críticos Manohla Dargis e Alissa Wilkinson, tem um pano de fundo histórico crucial: 1977, auge da ditadura militar no Brasil. A trama acompanha a jornada de Marcelo, vivido por Wagner Moura, que se vê envolvido em uma fuga após encontrar um cadáver em um posto de gasolina no Recife. O The New York Times descreveu a produção como "uma mistura de humores e tons ornamentada com toques surrealistas", reconhecendo a força da narrativa nacional de resistência.
A liderança do ranking ficou com a produção de terror “Pecadores”, de Ryan Coogler, estrelado por Michael B. Jordan. O filme não apenas foi o mais elogiado, como também se consagrou como o maior sucesso comercial e de bilheteria em 2025.
Além do filme nacional, a lista inclui outras obras notáveis: “Uma batalha após a outra”, de Paul Thomas Anderson (2º); “Marty Supreme”, de Josh Safdie (3º); “Foi apenas um acidente”, de Jafar Panahi (4º); e “BLKNWS: termos & condições”, de Kahlil Joseph (5º).
Fecham o ranking as produções “Meus amigos indesejáveis: parte I — Último ar em Moscou”, de Julia Loktev (6º); “Sorry, baby”, de Eva Victor (7º); “Levados pelas marés”, de Jia Zhangke (9º); e “The Mastermind”, de Kelly Reichardt (10º). A presença brasileira no rol dos melhores do mundo atesta a qualidade e a relevância do cinema que não se curva à censura e à mediocridade cultural.
Veja o Trailer:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.