QUINTO DIA NO ESCURO: O CAOS DA PRIVATIZAÇÃO!

Portal Plantão Brasil
14/12/2025 11:43

QUINTO DIA NO ESCURO: O CAOS DA PRIVATIZAÇÃO!

0 0 0 0

964 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Grande São Paulo iniciou este domingo (14) pelo quinto dia consecutivo com cerca de 160 mil imóveis completamente sem fornecimento de energia elétrica. O caos, que teve início na terça-feira (9) após a passagem de um ciclone extratropical que provocou ventos intensos e a queda de árvores, escancara o descaso da concessionária Enel, que mesmo diante de uma ordem judicial para restabelecimento imediato, segue incapaz de garantir um serviço essencial à população.

A Enel, empresa privada responsável pela distribuição de energia, insiste que o fornecimento será restabelecido até o fim deste domingo, mantendo um prazo anunciado no sábado (13). Contudo, este é apenas mais um de uma série de adiamentos que têm revoltado os clientes. Nos dias 10 e 11, auge da crise, cerca de 2,2 milhões de clientes ficaram sem luz na área atendida pela Enel em São Paulo, e desde a segunda-feira (8), mais de 1.600 chamados relacionados à queda de árvores foram registrados, evidenciando o despreparo da concessionária para lidar com eventos climáticos extremos e o tamanho da irresponsabilidade que atingiu a rede.

A lentidão no restabelecimento do serviço se deve, segundo a própria Enel, a intervenções complexas como a reconstrução da rede, substituição de postes, transformadores e longos trechos de cabos. No entanto, para os moradores, a explicação não basta, e a persistência da falta de energia levou a uma onda de protestos ao longo da sexta-feira (12) e do sábado (13) em diversos bairros da capital e da região metropolitana. No Bixiga, por exemplo, a indignação popular resultou em passeatas pelas ruas, registradas em vídeos que circularam nas redes sociais.

Clientes afetados relatam que buscaram atendimento junto à Enel desde o primeiro momento da interrupção, mas foram recebidos com sucessivos prazos não cumpridos, um verdadeiro escárnio com quem precisa do serviço. Além de ficarem no escuro, muitos moradores enfrentaram também a interrupção no abastecimento de água. O drama se estende a prejuízos financeiros significativos: um morador afirmou ter perdido todos os alimentos armazenados na geladeira, estimando um dano de cerca de R$ 900. Enquanto órgãos de fiscalização e autoridades seguem acompanhando o caso, em meio a questionamentos sobre a capacidade e a responsabilidade da Enel, o povo de São Paulo amarga o preço alto do caos gerado pela má gestão da concessionária.

Com informações da CNN Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians