765 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, classificou como “um dos momentos mais vexatórios” da história da Polícia Rodoviária Federal as operações realizadas durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. A declaração foi proferida durante o julgamento do ’núcleo 2’ da trama golpista, que envolve o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques. Relator do caso, Moraes destacou que as provas indicam um plano articulado para atrapalhar o deslocamento de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com blitzes concentradas em cidades onde ele obteve votação expressiva no primeiro turno.
Para o ministro, as ações revelam uma lógica autoritária e antidemocrática por parte dos investigados. Ele afirmou que havia no grupo “um discurso salvacionista, mas de salvar o povo de votar nas eleições e o povo escolher democraticamente os seus líderes”, completando de forma contundente: “É um salvacionismo megalomaníaco”. Moraes, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral na época, lembrou que qualquer operação destinada a dificultar o acesso às urnas já era entendida como crime contra a democracia, e que o TSE foi surpreendido no dia da eleição por imagens dos bloqueios em regiões de forte apoio a Lula.
A Primeira Turma do STF julga os integrantes deste núcleo, composto por ex-integrantes do governo Bolsonaro em cargos estratégicos acusados de articular uma ruptura institucional. Além de Silvinei Vasques, respondem ao processo Filipe Martins (ex-assessor de Assuntos Internacionais), Marcelo Câmara (ex-assessor), o general da reserva Mário Fernandes, Marília de Alencar (ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de Operações do mesmo ministério). Eles são acusados de crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.