820 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como o único candidato estável e em vantagem clara em todos os cenários de primeiro turno para 2026, segundo um extenso levantamento do Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira (17). Em três simulações diferentes, o chefe do Executivo manteve inalterados 35% das intenções de voto. Os dados, coletados entre 5 e 16 de dezembro com mais de 33 mil entrevistas, revelam um campo oposicionista fragmentado e apontam que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem um potencial eleitoral maior que o do indicado Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Na simulação mais ampla, Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 17%, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 12%. No entanto, quando a pesquisa testa um cenário sem Ratinho Jr., o nome do senador sobe para 20%, mas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mostra força ainda maior em outra simulação, emergindo como principal adversário com 26% — uma vantagem de seis pontos sobre a melhor marca de Flávio. Este cenário evidencia uma disputa interna na direita e sugere que Tarcísio pode ser uma barreira mais sólida no caminho da reeleição.
Os números pintam um quadro desafiador para a oposição. Enquanto Lula mantém uma base sólida e inabalável em todas as composições testadas, os demais nomes oscilam dependendo significativamente de quem está na disputa. Governadores como Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO) não ultrapassam 6%, indicando dificuldade de projeção nacional. A pesquisa, com margem de erro de dois pontos e 95% de confiança, confirma a liderança petista e joga luz sobre a verdadeira corrida que se desenha: a pela unificação do eleitorado conservador em torno de um nome capaz de enfrentar a máquina e a popularidade do presidente Lula.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.