Rússia alerta para risco nuclear e promete responder a testes dos EUA, em escalada de tensões

Portal Plantão Brasil
22/12/2025 20:49

Rússia alerta para risco nuclear e promete responder a testes dos EUA, em escalada de tensões

0 0 0 0

358 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em meio a um momento de tensões globais elevadas, a Rússia emitiu um alerta direto sobre o risco de uma escalada nuclear e ameaçou retaliar caso os Estados Unidos retomem testes explosivos de armas atômicas. O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Ryabkov, afirmou durante debate do Clube Valdai, em Moscou, que seu país "reserva-se o direito de reagir da mesma forma" se Washington der esse passo, em uma declaração que amplia o nível de confronto na já frágil arquitetura de segurança estratégica global. Ryabkov também criticou a crescente coordenação nuclear entre França e Reino Unido, que, segundo ele, avançam "para um novo nível de coordenação nuclear, que inclui o planejamento nuclear conjunto e, consequentemente, a possibilidade de uso de armas nucleares por estes dois países sob um plano único".

O diplomata abordou a guerra na Ucrânia, afirmando que a Rússia mantém questionamentos relevantes aos Estados Unidos, mas reconheceu que o governo do presidente Donald Trump adotou "algumas medidas consideradas positivas" no relacionamento bilateral. No entanto, ele foi enfático ao declarar que uma normalização plena entre os países "exigirá muito tempo, um desejo genuíno de ambos os lados e um trabalho imenso". Ryabkov também criticou a União Europeia, acusando o bloco de demonstrar um "desejo persistente" de impedir uma convergência entre Rússia e Estados Unidos sobre uma solução para o conflito, e condenou os programas de "remilitarização em larga escala" lançados por países europeus, justificados por uma suposta ameaça russa.

Em um tom que mescla ameaça e afirmação de força, Ryabkov garantiu que Moscou está preparada para proteger seus interesses. "A Rússia está objetivamente preparada para garantir a sua segurança nacional, principalmente através da melhoria da fiabilidade e eficácia da nossa dissuasão e, consequentemente, da manutenção de um equilíbrio estratégico através da adoção de contramedidas técnico-militares", declarou. Ele rejeitou categoricamente a ideia de que a Rússia planeje atacar países da UE ou da OTAN, classificando essa percepção como uma "psicose pré-guerra" alimentada de forma maliciosa.

As declarações ocorrem em um contexto de impasse sobre o controle de armas, com Ryabkov afirmando que os EUA ainda não responderam a uma proposta russa para manter limites quantitativos após o fim do Tratado sobre a Redução e Limitação de Armas Ofensivas Estratégicas, elevando os temores de uma nova corrida armamentista nuclear.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians