249 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Instituto Butantan dará início na próxima semana à entrega ao Ministério da Saúde das primeiras 1,3 milhão de doses da vacina contra a dengue desenvolvida e produzida integralmente no Brasil. A Butantan-DV, primeira vacina do mundo administrada em dose única contra a doença, representa um marco para a ciência nacional e um avanço crucial na estratégia de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o cronograma estabelecido, as primeiras 300 mil doses devem chegar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) já no início da próxima semana, com mais 1 milhão de unidades previstas para entrega até o final de janeiro de 2026. A vacina, que já possui registro da Anvisa para pessoas de 12 a 59 anos, será destinada inicialmente aos profissionais de Atenção Primária à Saúde, que atuam na linha de frente do combate à dengue em unidades básicas e visitas domiciliares.
O plano do Ministério da Saúde prevê a ampliação gradual da vacinação, começando por adultos mais velhos e avançando para faixas etárias menores conforme a produção do Butantan aumentar. A expectativa é que, com o ganho de escala, a vacina seja incluída de forma ampla no calendário vacinal do SUS a partir de 2026, alcançando outros grupos prioritários. A iniciativa fortalece as ações de enfrentamento à dengue, doença endêmica no país, e a vacina de dose única tem o potencial de simplificar a logística e ampliar significativamente a cobertura vacinal em todo o território nacional.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.