321 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Ao completar três anos do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a política externa brasileira consolida uma fase de reconfiguração profunda, reposicionando o país como um articulador indispensável nas grandes mesas de negociação internacional. Em um cenário global instável, a diplomacia brasileira recuperou espaço e influência, marcando sua atuação pela reconstrução de pontes, pelo retorno ao diálogo multilateral e por uma aposta estratégica na cooperação Sul-Sul. O país se tornou peça-chave em debates centrais como governança internacional, combate à fome, defesa da democracia e ação climática.
Um dos eixos centrais dessa nova fase foi a presidência para o tempore do BRICS, assumida pelo Brasil em 2025. Lula definiu o bloco como "um novo jeito de a gente fazer o multilateralismo sobreviver no mundo", priorizando ações conjuntas em desenvolvimento sustentável, inovação e financiamento para o Sul Global, além de fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento. Paralelamente, a presidência brasileira do G20 em 2024 recolocou temas sociais no centro da governança econômica, com destaque para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que hoje reúne mais de 200 membros.
A integração regional também foi reforçada, com o Brasil buscando renovar o MERCOSUL através do FOCEM e de iniciativas como a agenda MERCOSUL Verde. A defesa intransigente da democracia e de uma ordem multipolar baseada na cooperação foi um mantra repetido por Lula em fóruns como a Cúpula CELAC–União Europeia e o encontro da ASEAN, onde afirmou que "a cooperação é um caminho mais promissor para a prosperidade do que a competição". O ápice da projeção ambiental ocorreu com a realização da COP30 em Belém, que aprovou o Pacote de Belém e consolidou o Brasil como protagonista climático, criando ainda o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia para combater crimes transnacionais. Ao final de 2025, emerge uma diplomacia mais ativa e articulada, que combina influência política, protagonismo ambiental e defesa do multilateralismo para recolocar o Brasil no centro das grandes discussões internacionais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.