Jornalista alemã denuncia abuso sexual em prisão israelense após interceptação de flotilha humanitária

Portal Plantão Brasil
28/12/2025 11:30

Jornalista alemã denuncia abuso sexual em prisão israelense após interceptação de flotilha humanitária

0 0 0 0

168 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Uma nova denúncia de violência sexual envolvendo forças de ocupação israelenses ganhou repercussão internacional no contexto do conflito em Gaza. A jornalista alemã Anna Liedtke afirmou ter sido vítima de abuso sexual após ser detida durante a interceptação militar de um navio da Flotilha da Liberdade que transportava ajuda humanitária rumo à Faixa de Gaza, no outono de 2025. Segundo seu relato, após o navio ser interceptado a cerca de 100 milhas náuticas da costa, os ativistas foram levados para centros de detenção, onde ela sofreu agressões durante revistas corporais.

Liedtke permaneceu detida por cinco dias e afirmou que, nesse período, ouviu relatos de outras mulheres que também teriam sido submetidas a violência sexual e tortura sob custódia israelense, o que a motivou a tornar a denúncia pública. Em declaração enfática, a jornalista responsabilizou diretamente o sistema prisional: “O estado sionista, suas prisões e seus guardas deveriam se envergonhar”, afirmou. Seu testemunho soma-se a uma série crescente de acusações feitas por homens e mulheres palestinos sobre abusos em centros de detenção israelenses.

As denúncias ganham força com relatórios de organizações de direitos humanos, como o documento “Bem-vindos ao Inferno”, da organização israelense B’Tselem, que reúne evidências de abusos físicos, psicológicos e sexuais contra palestinos detidos. De acordo com entidades de defesa, mais de 90 palestinos morreram em prisões israelenses desde outubro de 2023. O caso relatado por Liedtke amplia a pressão por investigações independentes sobre violações sistemáticas de direitos humanos no sistema de detenção israelense, reforçando acusações de crimes de guerra que vêm sendo documentadas desde o início da ofensiva contra Gaza.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians