5956 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Parlamentares da Bancada Federal do Maranhão anunciaram que vão acionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados contra o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) por declarações xenófobas feitas durante um podcast. Em uma nota de repúdio unificada e suprapartidária, os deputados maranhenses classificaram as falas do parlamentar como “vis, preconceituosas e ofensivas”, configurando um ataque direto à dignidade do estado e do seu povo. O vice-líder do governo, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), ressaltou que a reação vai além da divergência política, pois viola princípios do pacto federativo, e afirmou que a resposta precisa ser institucional e firme para evitar a naturalização desse tipo de conduta no Congresso.
Além da representação ao Conselho de Ética por possível quebra de decoro, a bancada informou que também proporá um voto de repúdio no plenário, encaminhará ofício à Presidência da Casa e fará uma representação ao Ministério Público Federal para apuração de eventual prática de discriminação coletiva. A nota oficial da bancada afirma que “é inaceitável, e profundamente vergonhoso, que um Deputado Federal utilize seu espaço público para propagar preconceito, estigmatização social e desprezo institucional contra um estado inteiro”, ressaltando que o histórico de polêmicas do deputado Bilynskyj o tira qualquer legitimidade moral para tais ataques.
A decisão coletiva visa impedir que o preconceito regional seja normalizado no Parlamento, com a bancada declarando que seguirá vigilante na defesa do respeito e da dignidade do povo maranhense.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.