1842 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) criticou duramente os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e declarou que o presidente Donald Trump "ameaça o mundo" com suas ações imperialistas. "Está saqueando – roubando a Venezuela! Trump diz que ’os EUA vão administrar o país’. Com que legitimidade? Afirma também que ’uma grande empresa norte-americana vai gerenciar o petróleo da Venezuela’. E conclui com ameaça a todos os governos do mundo. Quem os desafie pode acabar como o governo da Venezuela. Inaceitável. O governo Trump é um perigo para o mundo", escreveu a parlamentar na rede social X, em resposta às declarações do presidente norte-americano de que governará a Venezuela e entregará seu petróleo a empresas como Exxon e Chevron.
Os ataques ocorreram na madrugada deste sábado (3), com relatos de testemunhas ouvidas pela Reuters e imagens divulgadas nas redes sociais mostrando explosões, aeronaves e uma intensa fumaça preta em Caracas a partir das 2h da manhã (3h em Brasília), por aproximadamente 90 minutos. Esta ação militar direta representa a intervenção mais agressiva dos Estados Unidos na América Latina desde a invasão do Panamá em 1989, quando os EUA derrubaram o líder militar Manuel Noriega sob acusações semelhantes às que agora dirigem contra o governo venezuelano.
Enquanto os Estados Unidos acusam o governo de Nicolás Maduro de comandar um "narcoestado" e de ter fraudado a eleição de 2024 – alegações rejeitadas por observadores internacionais independentes –, Maduro sustenta que Washington busca controlar as reservas de petróleo venezuelanas, consideradas as maiores do mundo. A deputada Maria do Rosário ecoa esta análise ao denunciar o caráter saqueador da intervenção, que segue o mesmo roteiro histórico de outras agressões imperialistas na região, onde pretextos políticos disfarçam objetivos econômicos de controle sobre recursos naturais estratégicos. A parlamentar petista conclui seu alerta enfatizando que a ameaça de Trump não se limita à Venezuela, mas se estende a todos os governos do mundo que ousem desafiar a hegemonia norte-americana, tornando imperativa uma resposta firme e unida da comunidade internacional contra esta escalada perigosa que coloca em risco a soberania dos povos e a paz global.
Trump ameaça o mundo.
— Maria do Rosário (@mariadorosario) January 3, 2026
Está está saqueando - roubando a Venezuela!
Trump afirma que “EUA vão administrar o país”. Com qual legitimidade???
Afirma ainda que “uma grande empresa norte-americana vai gerenciar o petróleo da Venezuela”.
E conclui com AMEAÇA à todos os governos do… pic.twitter.com/dPQBZ6ttx4