1556 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente estadual do PT em São Paulo, deputado Kiko Celeguim, fez duras críticas ao governador Tarcísio de Freitas por comemorar o ataque dos Estados Unidos à Venezuela em um vídeo nas redes sociais e associar o episódio à eleição brasileira de 2026. Celeguim acusou Tarcísio de praticar o “cinismo como forma de fazer política que ele aprendeu com Bolsonaro”, destacando que, apesar de tentar um verniz de coerência, o tom do governador é sempre o mesmo: atacar o presidente Lula e alinhar-se com os interesses da extrema-direita.
Celeguim condenou veementemente a celebração da ação militar dos EUA, afirmando que a operação foi “inadmissível sob qualquer aspecto” e serviu apenas aos interesses norte-americanos no petróleo venezuelano, e não a qualquer preocupação com democracia ou qualidade de vida. O deputado ressaltou que a estratégia de Tarcísio revela um projeto político que busca capitalizar eleitoralmente sobre uma tragédia internacional, desviando o foco da violação da soberania para um ataque interno contra o governo federal.
A reação do PT paulista demonstra a clara linha de confronto que se desenha para a campanha de 2026, onde a política externa e a defesa da soberania latino-americana se tornarão temas centrais. Ao denunciar o cinismo de Tarcísio, o PT reforça a narrativa de que a direita brasileira não só apoia o imperialismo norte-americano, mas também instrumentaliza a dor de um povo vizinho para avançar seu projeto de poder, desprezando os princípios de autodeterminação e não-intervenção que deveriam guiar a política regional.
Com informações da Folha de São Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.