892 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o início de um estudo clínico inédito no Brasil voltado ao tratamento de lesões na medula espinhal, classificando o feito como um "marco histórico para a ciência brasileira". A pesquisa com a proteína polilaminina, desenvolvida por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o laboratório nacional Cristália, representa um avanço científico de alto impacto social, com potencial para gerar uma terapia revolucionária e acessível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no futuro.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a aprovação do estudo "tem potencial para revolucionar o tratamento no SUS e no País", reforçando o compromisso do governo com a pesquisa clínica nacional e a esperança para milhares de pessoas com lesões graves. A autorização, priorizada pelo comitê de inovação da Anvisa, faz parte de uma estratégia que já reduziu em 60% o tempo de aprovação de pesquisas clínicas, demonstrando um esforço conjunto para acelerar o desenvolvimento de soluções terapêuticas de alto interesse público.
O estudo de fase 1, que envolverá cinco pacientes voluntários com lesões agudas completas, busca avaliar a segurança da polilaminina, uma proteína com resultados promissores na recuperação de movimentos em pesquisas pré-clínicas. A iniciativa simboliza a aposta do governo Lula em soberania científica, inovação e fortalecimento da indústria farmacêutica nacional, provando que investimentos em universidades públicas podem gerar descobertas capazes de transformar vidas e colocar o Brasil na vanguarda da ciência mundial.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.