Ataque dos EUA à Venezuela deixa 23 militares venezuelanos e 32 cubanos mortos

Portal Plantão Brasil
6/1/2026 18:25

Ataque dos EUA à Venezuela deixa 23 militares venezuelanos e 32 cubanos mortos

0 0 0 0

1214 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Os ataques realizados pelos Estados Unidos em Caracas resultaram na morte de 23 militares venezuelanos e 32 militares cubanos, segundo informações oficiais divulgadas pelos governos de Cuba e Venezuela. A ofensiva, que culminou no sequestro e deposição do presidente Nicolás Maduro, foi confirmada pelo próprio Donald Trump, que admitiu "muitas, muitas" vítimas fatais durante uma entrevista coletiva, revelando que as forças estadunidenses pegaram a segurança do líder venezuelano de surpresa após um apagão provocado por uma ofensiva cibernética e ataques de guerra eletrônica.

A lista dos cubanos mortos, publicada pela mídia estatal de Havana, inclui 21 agentes do Ministério do Interior – entre eles dois coronéis e um tenente-coronel – e 11 integrantes das Forças Armadas Revolucionárias, levando o governo cubano a decretar dois dias de luto nacional. O presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que os compatriotas "cumpriram seu dever com dignidade e heroísmo" e tombaram em combate direto ou durante os bombardeios. Do lado venezuelano, o Exército divulgou obituários para os 23 militares, entre almirantes, sargentos e soldados, enquanto o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, denunciou que a equipe de segurança de Maduro foi assassinada "a sangue frio".

A revelação da presença e morte de dezenas de cubanos expõe a profundidade da cooperação militar e de inteligência entre Caracas e Havana, uma aliança estratégica que Maduro reforçou diante da crescente ameaça norte-americana. O ataque não apenas sequestrou um presidente eleito, mas também provocou uma carnificina que deixa claro o custo humano da intervenção imperialista, transformando a defesa da soberania venezuelana em um ato de resistência continental com sangue cubano e venezuelano derramado.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians