"Ibaneis sabia de tudo": Depoimento liga governador do DF a rombo bilionário no BRB

Portal Plantão Brasil
7/1/2026 12:32

"Ibaneis sabia de tudo": Depoimento liga governador do DF a rombo bilionário no BRB

0 0 0 0

1830 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O escândalo envolvendo o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master ganhou um novo e explosivo capítulo. Em depoimento prestado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, afirmou que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tinha pleno conhecimento da operação de R$ 12,2 bilhões que agora é investigada por fraude e desvio de recursos. Segundo Costa, embora a decisão final tenha sido técnica e de sua responsabilidade, o governador era mantido informado sobre os grandes investimentos que visavam, na prática, socorrer o Banco Master em meio a uma grave crise de liquidez.

A investigação, conduzida pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Compliance Zero, aponta que o negócio foi uma manobra para injetar dinheiro público em uma instituição privada que estava prestes a quebrar. O esquema teria utilizado "títulos podres" — carteiras de crédito sem valor real, criadas por empresas de fachada com documentos falsificados — para justificar a transferência bilionária. Em novembro de 2025, o Banco Central (BC) acabou decretando a liquidação extrajudicial do Banco Master após confirmar que o crescimento da instituição era baseado em fraudes e ativos sem lastro.

Durante as oitivas no STF, Paulo Henrique Costa e o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, passaram por uma acareação devido a contradições profundas em seus relatos. Enquanto Vorcaro alegou que os títulos vendidos ao BRB eram legítimos e vinham de terceiros, o ex-presidente do banco estatal afirmou que as carteiras foram originadas dentro do próprio Master. Para os investigadores, essa divergência é a peça-chave para provar que houve um conluio para "maquiar" o rombo financeiro e enganar os órgãos de fiscalização.

O prejuízo para os cofres do Distrito Federal é alarmante. Estimativas apontam que o BRB ainda não conseguiu recuperar cerca de R$ 2,5 bilhões despejados no banco de Vorcaro. Políticos da oposição na Câmara Legislativa do DF e no Senado já pedem a responsabilização direta de Ibaneis Rocha, alegando que houve pressão política para que o negócio fosse fechado, mesmo após alertas do Banco Central sobre os riscos excessivos da transação.

A Polícia Federal agora analisa materiais apreendidos com Daniel Vorcaro — que chegou a ser preso preventivamente ao tentar fugir para Dubai — e deve convocar novos depoimentos. O caso, que tramita sob sigilo no STF sob a relatoria do ministro Dias Toffoli, promete sacudir as estruturas do governo do DF, colocando Ibaneis Rocha no centro de um dos maiores escândalos financeiros da história recente da capital federal.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians