Lula defende acordo como positivo para Brasil, Mercosul, Europa e o multilateralismo

Portal Plantão Brasil
16/1/2026 19:15

Lula defende acordo como positivo para Brasil, Mercosul, Europa e o multilateralismo

0 0 0 0

356 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o acordo de parceria entre o Mercosul e a União Europeia, que será formalmente assinado neste sábado (17) em Assunção, representa um avanço positivo para o Brasil, para os blocos e para o multilateralismo. Em declaração lida e divulgada pelo Itamaraty nesta sexta-feira (16), Lula celebrou o fim de mais de 25 anos de negociações, resultando na criação de uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um PIB combinado superior a US$ 22 trilhões.

Lula ressaltou que a retomada das tratativas foi uma prioridade desde o início de seu governo, com a condição de que o acordo fosse compatível com os objetivos de crescimento econômico e reindustrialização do Brasil. O presidente enfatizou que o entendimento vai além da esfera comercial, incorporando compromissos com o meio ambiente, o enfrentamento à mudança do clima, os direitos dos povos indígenas, dos trabalhadores e a igualdade de gênero, sempre com base no respeito aos pactos internacionais das Nações Unidas e da OMC.

O acordo, segundo Lula, foi desenhado para ampliar oportunidades comerciais e de investimentos sem comprometer o papel do Estado em áreas sensíveis como saúde, desenvolvimento industrial, inovação e agricultura familiar. Ele destacou a intenção de superar o papel de eterno exportador de commodities, buscando produzir e vender bens industriais de maior valor agregado, com incentivos para que empresas europeias ampliem investimentos em cadeias estratégicas para a transição energética e digital.

Lula também lembrou que este é o terceiro importante acordo comercial concluído pelo Mercosul em seu atual mandato, seguindo os acordos com a Associação Europeia de Livre Comércio e com Cingapura. O presidente adiantou que a busca por novas parcerias continuará, com foco em Canadá, México, Vietnã, Japão e China. Em conclusão, Lula reafirmou que o acordo é benéfico para o Brasil, para o Mercosul, para a Europa e, sobretudo, para o mundo democrático e para o multilateralismo.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians