434 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas punitivas a oito países europeus que se opuserem ao plano norte-americano de comprar a Groenlândia. Em publicação na rede social Truth Social neste sábado (17), Trump declarou que, a partir de 1º de fevereiro de 2026, Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia estarão sujeitos a uma tarifa de 10% sobre todas as mercadorias enviadas aos EUA. A ameaça escalou ao afirmar que, em 1º de junho, a taxa será elevada para 25%, e permanecerá até que seja alcançado "um acordo para a compra completa e total da Groenlândia".
Trump justificou a medida histórica citando o "Domo Dourado", um projeto de sistema antimísseis avaliados em US$ 175 bilhões, e a necessidade de "sistemas modernos de armamento" ofensivos e defensivos. Ele afirmou que os EUA tentam realizar a transação há mais de 150 anos e que a posse do território se tornou "especialmente importante" em seu governo. A Groenlândia, ex-colônia dinamarquesa com vastas riquezas minerais e localização estratégica entre os EUA e a Rússia, possui autonomia governamental, mas ainda faz parte do Reino da Dinamarca, que já rejeitou publicamente a proposta de venda.
A medida é a mais agressiva de uma sequência de declarações de Trump sobre o tema e representa um choque direto com aliados históricos da OTAN, reconfigurando potencialmente as relações transatlânticas e acirrando a disputa geopolítica no Ártico. O anúncio ocorre em um contexto em que governos europeus já realizam exercícios militares na região em resposta à "ambição americana", sinalizando uma crise diplomática de grandes proporções.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.