351 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o acordo entre Mercosul e União Europeia deve ampliar exportações, atrair investimentos e gerar mais empregos e renda para o Brasil, além de reforçar os compromissos de sustentabilidade do país. Em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, Alckmin celebrou a assinatura do que chamou de “maior acordo entre blocos do mundo”, que reúne um mercado de 720 milhões de pessoas e um PIB de cerca de US$ 22 trilhões, destacando-o como uma vitória do diálogo e do multilateralismo em um cenário global marcado pelo protecionismo.
Alckmin explicou que o tratado significa “comércio exterior na veia”, com a redução e eventual zeramento de tarifas para a maior parte dos produtos, criando regras claras que beneficiam tanto o agronegócio quanto a indústria nacional. Ele destacou que a União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e que o acordo abre um “universo” de consumidores em 27 países, permitindo que o setor agroexportador venda “praticamente quase tudo” e reposicionando a indústria brasileira nas cadeias globais de valor. O vice-presidente atribuiu a conclusão das negociações, após 25 anos, à liderança e perseverança do presidente Lula.
Sobre as tensões comerciais com os Estados Unidos, que impuseram um “tarifaço” às importações brasileiras, Alckmin disse que o Brasil foi “surpreendido” pela medida, questionou sua justificativa e afirmou que a estratégia do governo tem sido o diálogo para buscar um “ganha-ganha”, destacando que o acordo com a Europa não interfere nesse processo. Ele também abordou temas como a reforma tributária – que chamou de “eficiência econômica aguardada há 40 anos” –, o programa de renovação da frota de caminhões (MV Brasil), o potencial brasileiro em minerais estratégicos como terras raras e lítio, e as políticas para incentivar a indústria automotiva sustentável. Alckmin reforçou que o tratado com a UE consolida o compromisso do Brasil com a descarbonização e a proteção ambiental, alinhado com as metas apresentadas na COP 29 e com a defesa da Amazônia.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.