475 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O preço da cesta básica de alimentos recuou em todas as 27 capitais brasileiras no segundo semestre de 2025, confirmando um cenário de alívio no custo de vida para os consumidores. De acordo com levantamento divulgado pela Conab em parceria com o Dieese, a queda foi generalizada, com destaque para Boa Vista (RR), onde o valor acumulou uma redução de 9,08% entre julho e dezembro, passando de R$ 712,83 para R$ 652,14. Manaus (AM) e Fortaleza (CE) aparecem em seguida, com recuos de 8,12% e 7,90%, respectivamente. Na outra ponta, Belo Horizonte registrou a menor variação negativa, de 1,56%.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, atribuiu a trajetória de baixa aos investimentos do governo na política agrícola, destacando os Planos Safra recordes para o setor empresarial e para a agricultura familiar. “Já são três anos que ambos têm valores recordes, não faltando recursos para o financiamento agrícola, e com juros subsidiados”, afirmou.
Segundo ele, o estímulo à produção resultou na maior safra da série histórica, aumentando a oferta de alimentos e pressionando os preços para baixo nos supermercados. A ampliação do monitoramento, que passou a cobrir todas as capitais, fortalece as políticas nacionais de segurança alimentar e abastecimento, oferecendo uma radiografia mais precisa do custo dos alimentos no país.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.