973 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A crise política no Distrito Federal entrou em um novo patamar com a decisão do PSB e do Cidadania de entrarem com um pedido formal de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A ação, que será protocolada nesta quarta-feira na Câmara Legislativa do DF, é uma resposta direta às graves declarações do banqueiro Daniel Vorcaro à Polícia Federal sobre o caso Master-BRB. De acordo com informações do depoimento, Vorcaro afirmou ter conversado “algumas vezes” com o governador sobre a polêmica operação de venda do Banco Master ao BRB e revelou que Ibaneis esteve em sua residência, detalhes que ampliam drasticamente a dimensão política do escândalo.
A iniciativa partidária tem peso simbólico e será conduzida por nomes de grande expressão: o ex-ministro e atual líder da oposição, Ricardo Cappelli, estará acompanhado dos ex-governadores Cristovam Buarque, presidente do Cidadania no DF, e Rodrigo Rollemberg, além do presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias. O pedido se apoia na contradição flagrante entre a versão do empresário e a do governador. Ibaneis Rocha negou ter tratado do assunto com Vorcaro e afirmou ter ido apenas uma vez à casa do banqueiro, criando um impasse que coloca a palavra de um contra a do outro perante a investigação do Supremo Tribunal Federal.
O caso ganhou contornos de calamidade financeira após o veto do Banco Central à transação, um sinal claro dos riscos envolvidos. Estima-se que a aquisição dos créditos problemáticos do Master poderia causar um prejuízo de até R$ 4 bilhões ao BRB, banco público controlado pelo governo distrital. Essa possível sangria de recursos públicos, aliada às suspeitas de envolvimento do governador, forneceu o combustível político necessário para a oposição mover o processo de impeachment. A manobra busca forçar uma resposta institucional da CLDF e amplia a pressão sobre Ibaneis, que agora precisa enfrentar, simultaneamente, as investigações no STF e a batalha pela sua permanência no cargo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.