Lula inicia 2026 com intensa agenda internacional e encontros com líderes globais

Portal Plantão Brasil
27/1/2026 10:59

Lula inicia 2026 com intensa agenda internacional e encontros com líderes globais

0 0 0 0

979 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ano de 2026 começou com uma demonstração de força diplomática que há muito o Brasil não via. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva consolidou, apenas no mês de janeiro, sua posição como um dos maiores articuladores da política internacional ao realizar uma maratona de conversas com 12 dos principais líderes do planeta. Em um cenário global marcado por tensões crescentes e conflitos armados, Lula reafirma o papel do Brasil como uma "ilha de diálogo", dialogando simultaneamente com as maiores potências econômicas e militares, do Ocidente ao Oriente, sem abrir mão da soberania nacional.

O grande destaque deste início de ano foi a conversa de 50 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No diálogo, que expôs a estatura política de Lula, o presidente brasileiro foi convidado por Washington a integrar um novo Conselho da Paz. No entanto, agindo com a cautela e a firmeza de quem não aceita ser coadjuvante, Lula não deu uma resposta imediata e impôs condições fundamentais: defendeu que o órgão foque na resolução urgente do conflito em Gaza e que inclua, obrigatoriamente, a representação palestina. Essa postura demonstra que o Brasil não apenas voltou ao cenário internacional, mas voltou para ditar termos baseados na justiça e no direito internacional.

Ao mesmo tempo em que mantém canais abertos com a Casa Branca, Lula fortalece o eixo do Sul Global e dos BRICS. As conversas com Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia, reforçam o compromisso brasileiro com o multilateralismo e com a criação de uma ordem mundial menos dependente de um único centro de poder. Com Xi, o foco foi a coordenação estratégica entre os países em desenvolvimento, enquanto a conversa com Putin abordou a estabilidade na América do Sul e a situação na Venezuela, provando que o Brasil é o mediador indispensável para as crises do nosso continente.

Essa ofensiva diplomática se estendeu também à Europa e à América Latina, com encontros presenciais e diálogos com lideranças como Ursula von der Leyen, da União Europeia, e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Ao viajar para o Panamá e preparar visitas oficiais à Índia e à Coreia do Sul, Lula desenha um 2026 onde o Brasil deixa de ser um pária para se tornar o ponto de encontro das grandes decisões globais. É a vitória da diplomacia da altivez e do diálogo sobre o isolacionismo, colocando os interesses brasileiros e a busca pela paz acima das disputas ideológicas que paralisavam o país em anos anteriores.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians