Kassab descarta Flávio Bolsonaro e fecha com Tarcísio para 2026

Portal Plantão Brasil
27/1/2026 11:06

Kassab descarta Flávio Bolsonaro e fecha com Tarcísio para 2026

0 0 0 0

162 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O xadrez político para 2026 revela as profundas rachaduras na direita brasileira e a tentativa desesperada de setores conservadores de encontrarem uma alternativa ao projeto popular liderado pelo Presidente Lula. Gilberto Kassab, presidente do PSD e atual secretário de Tarcísio de Freitas, explicitou que seu partido não caminha com o bolsonarismo raiz. Ao declarar apoio a uma eventual candidatura de Tarcísio à Presidência, Kassab desejou apenas "boa sorte" a Flávio Bolsonaro, deixando claro que o primogênito do ex-presidente, cuja trajetória é marcada por escândalos e pela herança autoritária do pai, não terá o apoio da legenda.

A movimentação de Kassab é um balde de água fria nas pretensões dinásticas da família que tentou destruir a democracia brasileira. Segundo o dirigente, se Tarcísio não assumir o desafio, o PSD já possui nomes prontos, como Ratinho Jr. e Eduardo Leite, evidenciando que o centro-direita busca se descolar da imagem tóxica de Jair Bolsonaro. Nos bastidores, a influência de Kassab é tamanha que seu nome já é ventilado como possível vice de Tarcísio, consolidando um projeto que tenta vender uma face "técnica" para o mesmo conteúdo conservador que o país repudiou nas últimas eleições.

Tarcísio de Freitas, por sua vez, segue em um jogo de ambiguidades, tentando equilibrar-se entre o apoio de Kassab e a tutela de seu padrinho político. Embora evite confirmar sua candidatura ao Planalto, o governador paulista é pressionado por aliados que enxergam nele a única via competitiva contra Lula. Ao ser questionado sobre o papel de Kassab, Tarcísio desconversou, mantendo o foco na gestão estadual e em eventos de aceno a nichos específicos, como a comunidade judaica, em uma clara estratégia de manter o capital político aceso sem romper definitivamente com as bases bolsonaristas.

A relação de Tarcísio com a "prole" de Bolsonaro, no entanto, é visivelmente tensa. Após cancelar um encontro com o ex-presidente na semana anterior, o governador marcou uma nova visita para quinta-feira, tentando estancar os rumores de distanciamento. Apesar de declarar publicamente que trabalhará por Flávio Bolsonaro e que a ausência anterior foi por "motivos pessoais", o recuo estratégico de Tarcísio foi lido como uma tentativa de evitar ser o palanque de uma candidatura familiar que nasceu sem força e sob a sombra de investigações judiciais.

Até mesmo figuras históricas do apoio ao bolsonarismo, como o pastor Silas Malafaia, já admitem o fracasso da estratégia familiar. Em entrevista recente, o religioso foi categórico ao afirmar que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto não "empolgou" a direita. Malafaia defende abertamente que Tarcísio é o nome mais viável para unir o campo conservador e o centro, expondo a fragilidade de Flávio, que parece ser visto mais como um estorvo eleitoral do que como uma liderança capaz de enfrentar o favoritismo de Lula.

O que se vê é uma direita fragmentada, onde o oportunismo de Kassab e a hesitação de Tarcísio tentam sobreviver ao esvaziamento do clã Bolsonaro. Enquanto os extremistas buscam desesperadamente um herdeiro, o governo Lula segue focado na reconstrução do país, deixando para a oposição o papel de se digladiar por um espólio político cada vez mais desgastado e rejeitado pela maioria da população brasileira. A tentativa de criar uma frente ampla conservadora esbarra na própria sombra do bolsonarismo, que insiste em tentar perpetuar seu poder através de seus herdeiros.

Assista ao vídeo:



Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians