527 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, defendeu a integração econômica com Brasil e Chile através do desenvolvimento de corredores logísticos que unam os oceanos Pacífico e Atlântico. A proposta foi apresentada durante o Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe no Panamá, onde Paz destacou a posição geográfica estratégica da Bolívia, com acesso a rotas pelo Chile, Peru, Brasil e a hidrovia Paraguai-Paraná, ampliando as opções de escoamento da produção regional.
Durante o evento, Paz afirmou que "o Pacífico, por meio do Chile ou do Peru, deve funcionar como uma porta para a Bolívia, mas também podemos oferecer ao Chile nossos portos para um mar imenso como o do Brasil", destacando a lógica de ganhos mútuos. O tema também foi discutido em reunião bilateral com o presidente Lula, que acertou um encontro entre março e abril de 2026 para aprofundar a cooperação em infraestrutura, acesso a portos e energia.
A iniciativa reforça a agenda de integração sul-americana promovida pelo governo Lula, buscando reduzir a dependência de rotas tradicionais e fortalecer a soberania logística do continente. Em um contexto de transformações globais, a articulação entre países vizinhos se torna crucial para desenvolver cadeias produtivas regionais e enfrentar coletivamente os desafios econômicos, garantindo um desenvolvimento mais justo e autônomo para a América Latina.
Com informações da TV BRICS
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.