1313 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A "casa caiu" para mais um golpista que achou que a fronteira seria o seu passaporte para a impunidade. João Paulo Silva Matos, o paranaense de 36 anos que ganhou notoriedade ao gravar vídeos xingando o ministro Alexandre de Moraes dentro do Palácio do Planalto, foi capturado em Salto del Guairá, no Paraguai, nesta terça-feira (3). Ele foi entregue "de bandeja" à Polícia Federal brasileira na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, após as autoridades paraguaias constatarem que ele estava em situação irregular no país vizinho.
João Paulo não é um personagem qualquer nessa trama: ele foi o primeiro condenado a ter um mandado de prisão expedido neste ano de 2026, assinado simbolicamente por Moraes no dia 8 de janeiro, data que marcou os três anos da tentativa de golpe. Condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, ele havia recebido o benefício de responder em liberdade com tornozeleira eletrônica, mas resolveu "meter o pé" em janeiro, rompendo o equipamento e fugindo para o Paraguai, onde esperava se esconder das garras da justiça.
O histórico do agora prisioneiro é recheado de deboche contra as instituições. Nas gravações feitas durante a invasão em 2023, ele incitava a ruptura institucional e tratava o patrimônio público como se fosse um puxadinho da sua casa. Ao ser preso, João Paulo encerra uma breve temporada como foragido e volta para o sistema prisional brasileiro, onde deverá cumprir sua longa pena sem os privilégios que desrespeitou.
Essa captura serve como um recado amargo para os demais foragidos que buscaram refúgio em países vizinhos: a cooperação internacional entre o Brasil e os vizinhos do Mercosul está mais afiada do que nunca. A entrega de João Paulo na fronteira é o desfecho de quem trocou a disciplina pela aventura golpista e agora terá muito tempo para refletir sobre suas ofensas e ataques à democracia atrás das grades.
Assista ao vídeo:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.