407 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a mobilização da sociedade em defesa da democracia e contra a ascensão da extrema-direita durante o lançamento de seu novo livro, "Capitalismo Superindustrial", em São Paulo. Em evento no Sesc 14 Bis, ao lado do cientista político Celso Rocha de Barros e da antropóloga Lilia Schwarcz, Haddad comparou a obra com seus escritos dos anos 1990, destacando um tom mais otimista. “Por que esse livro é mais otimista? Porque a extrema-direita já ascendeu. E eu não acredito que a humanidade vai ficar parada”, afirmou o ministro, expressando uma “esperança de que a gente se mobilize contra a extrema-direita e faça alguma coisa útil das nossas vidas”.
Haddad também refletiu sobre os desafios e isolamentos de quem ocupa cargos de poder, descrevendo a pressão política constante. “Quanto mais poder se acumula, mais distante você fica desse tipo de assunto. É tanta porrada: da esquerda, direita, de cima, debaixo e de dentro”, declarou. Apesar de reconhecer que escrever o livro em meio às responsabilidades ministeriais não era “recomendável”, ele afirmou que a publicação era coerente com seus compromissos de origem. “A razão pela qual se entra na política é tentar encontrar caminhos. Não é sair bem com todo mundo”, completou Haddad, enfatizando que sua motivação é contribuir para uma sociedade menos desigual.
A nova obra revisita e atualiza teses de seus estudos de mestrado e doutorado das décadas de 1980 e 1990, propondo o conceito de “capitalismo superindustrial” para analisar transformações econômicas recentes. O lançamento ocorre em um contexto de especulações sobre seu futuro político, sendo Haddad cotado nos bastidores como possível candidato do PT a governador ou senador por São Paulo nas eleições de outubro. O próprio ministro, no entanto, tem reiterado que não pretende concorrer a cargos eletivos este ano, preferindo focar na elaboração do programa de governo para a campanha de reeleição do presidente Lula.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.