PGR denuncia delegados da Polícia Civil do RJ por obstrução nas investigações do caso Marielle

Portal Plantão Brasil
13/2/2026 13:37

PGR denuncia delegados da Polícia Civil do RJ por obstrução nas investigações do caso Marielle

0 0 0 0

334 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Procuradoria-Geral da República apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra três delegados da Polícia Civil do Rio de Janeiro por suposta obstrução nas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Rivaldo Barbosa, que era chefe da Polícia Civil à época do crime, Giniton Lages e Marco Antônio de Barros são acusados pelos crimes de associação criminosa e obstrução de Justiça. Segundo a denúncia, assinada pelo vice-procurador-geral Hindenburgo Chateaubriand, os investigados teriam formado uma estrutura para "garantir a impunidade de crimes de homicídio praticados por organizações criminosas", comprometendo deliberadamente o inquérito sobre o caso.

Conforme o Ministério Público Federal, a acusação aponta que o grupo teria ocultado provas, direcionado as investigações para incriminar inocentes e utilizado testemunhos falsos, além de realizar diligências inócuas e contribuir para o desaparecimento de elementos probatórios essenciais. A denúncia se insere em um contexto de "mercantilização de homicídios" no estado. A PGR requer a condenação dos três delegados, a manutenção de medidas cautelares já impostas, a perda dos cargos públicos e o pagamento de indenização por dano moral coletivo. Giniton Lages e Marco Antônio de Barros participaram diretamente das investigações originais do caso, que completa oito anos em março.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians