228 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou neste domingo (15) o novo Centro de Emergência 24 horas do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com investimento federal de R$ 100 milhões, a unidade passou por ampla reestruturação, reabrindo 40 leitos, reativando o CTI pediátrico com 10 leitos e ampliando em 57% o quadro de profissionais. Durante a cerimônia, Lula afirmou que a modernização representa a garantia de atendimento digno à população: “Isso não é favor, isso é respeito. Quem olha essa estrutura de fora pensa que aqui é um hospital privado. Este é um hospital público, para que qualquer pessoa, por mais humilde que seja, possa ser tratada com respeito e dignidade”.
O novo centro passa a operar com oito consultórios e seis salas de classificação de risco, além de oferta ampliada de exames como ultrassonografia e eletrocardiograma. Após a reabertura, a taxa de ocupação de leitos saltou para 98%, ante 63% no ano anterior, e o hospital realizou mais de 17 mil atendimentos em 2025. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a unidade integra um plano de recuperação da rede federal no Rio, que já recebeu mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos.
O prefeito Eduardo Paes lembrou que a municipalização do Cardoso Fontes e do Hospital do Andaraí completou um ano, com repasses federais que garantem o custeio integral das unidades. A produção cirúrgica no Cardoso Fontes cresceu 70% no período, enquanto internações aumentaram 75% e atendimentos de emergência, 90%.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.