187 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A equipe do presidente Lula finaliza os preparativos para a agenda bilateral com a Índia, que ocorre a partir de terça-feira (17), com foco na ampliação do acesso de produtos do agronegócio brasileiro ao mercado indiano. As negociações prioritárias incluem a abertura sanitária para exportação do feijão guandu, grão do qual a Índia é a maior consumidora mundial, e a tentativa de reduzir as tarifas que incidem sobre cortes de frango brasileiro, que atualmente podem chegar a cerca de 100%.
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, as tratativas técnicas para o feijão estão avançadas e, para o frango, o governo estuda a criação de uma cota específica que ofereça previsibilidade comercial, mas a proposta ainda depende de alinhamento com as autoridades indianas.
A corrente de comércio bilateral, atualmente em US$ 12 bilhões anuais, tem meta de alcançar US$ 20 bilhões até o fim da década. A Índia também apresentou como contrapartida o interesse em ampliar o acesso da romã ao mercado brasileiro. Durante a viagem, Lula participa da Cúpula de Inteligência Artificial e do Fórum Empresarial da ApexBrasil, além de assinar atos bilaterais e discutir a ampliação do acordo de preferências tarifárias entre o Mercosul e a Índia. Após a passagem pelo país asiático, o presidente segue para a Coreia do Sul, onde tentará retomar negociações para exportação de carne bovina, paralisadas por questões políticas locais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.