82 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo da Espanha anunciou que enviará ajuda humanitária a Cuba por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), em resposta à grave crise energética e econômica que atinge a ilha, agravada pelo bloqueio e pelas medidas restritivas impostas pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump.
O anúncio foi feito após reunião entre o chanceler espanhol, José Manuel Albares, e o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, que fez escala em Madri após visitas diplomáticas à China e ao Vietnã. O auxílio será composto por alimentos e suprimentos essenciais de saúde, embora o governo espanhol não tenha detalhado valores nem cronograma de envio.
Em comunicado, Rodríguez declarou que Cuba reafirma seu compromisso em fortalecer o diálogo e a cooperação com a Espanha "no atual contexto internacional complexo, diante das violações da paz, da segurança e do direito internacional, e da crescente agressão dos Estados Unidos contra Cuba". A crise na ilha, marcada por escassez de alimentos, medicamentos, combustíveis e apagões, se agravou após Washington intensificar a pressão, incluindo restrições ao envio de petróleo e ameaças tarifárias a países exportadores. A iniciativa espanhola se soma a gestos de solidariedade de outras nações latino-americanas, como o México, em apoio ao povo cubano.
Com informações da Folha de São Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.