"Sul Global pode mudar lógica econômica do mundo", afirma Lula ao deixar a Índia

Portal Plantão Brasil
22/2/2026 08:47

"Sul Global pode mudar lógica econômica do mundo", afirma Lula ao deixar a Índia

0 0 0 0

364 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em coletiva de imprensa na madrugada deste domingo (22) ao encerrar a visita à Índia, que os países em desenvolvimento têm o potencial de "mudar a lógica econômica do mundo". Lula defendeu a união do Sul Global para negociar em melhores condições com as superpotências, citando a experiência histórica de 500 anos de colonialismo. "Países como Índia, Brasil, Austrália e outros do Sul Global precisam estar juntos, porque na negociação direta com superpotências a tendência é perder", declarou.

O presidente avaliou que o Brics está "ganhando uma cara" e viabilizando essa nova lógica, mas voltou a negar a criação de uma moeda comum, defendendo o comércio em moedas locais para reduzir dependências e custos. Lula também reiterou a defesa do multilateralismo e da reforma da ONU para garantir legitimidade e eficácia, criticando ações unilaterais de grandes potências.

Sobre a relação com os EUA, disse que boas parcerias podem surgir no combate ao crime organizado e ao narcotráfico, e que pretende discutir com Donald Trump o papel americano na América do Sul. Lula embarcou para a Coreia do Sul, onde cumprirá agenda de Estado e adotará o Plano de Ação Trienal para elevar a relação bilateral a uma parceria estratégica.

Com informações da Agência Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians