319 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Irã indicou estar disposto a fazer novas concessões em seu programa nuclear nas negociações com os Estados Unidos, em uma tentativa de evitar um ataque militar e garantir o alívio das sanções econômicas. Segundo uma autoridade iraniana sênior ouvida pela Reuters, Teerã considera seriamente enviar metade de seu urânio mais altamente enriquecido para o exterior, diluir o restante e participar da criação de um consórcio regional de enriquecimento. Em contrapartida, o país exige que os EUA reconheçam seu "direito ao enriquecimento nuclear pacífico" e suspendam as sanções.
Além das concessões nucleares, o Irã ofereceu oportunidades para que empresas norte-americanas atuem como contratadas nas indústrias de petróleo e gás iranianas, buscando interesses econômicos tangíveis como parte do pacote de negociação. As partes seguem divididas sobre o escopo e o cronograma do alívio das sanções, mas uma nova rodada de conversas está prevista para quinta-feira em Genebra, com a presença do enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou que ainda há "uma boa chance" de acordo, em meio à escalada da presença militar dos EUA no Oriente Médio.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.