120 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, proferiu um discurso incisivo nesta sexta-feira (20), durante a reunião de chanceleres da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Bogotá. O chefe da diplomacia brasileira não poupou palavras ao descrever a atual conjuntura regional como uma das "mais delicadas de sua história", marcada por instabilidade política e desafios sistêmicos. Para Vieira, a fragmentação dos países vizinhos é o maior obstáculo para enfrentar problemas que transbordam fronteiras, como a crise migratória, o avanço do crime organizado transnacional e os efeitos devastadores das mudanças climáticas.
Um dos pontos mais contundentes da fala do chanceler foi a crítica aberta às recentes tentativas de interferência externa no continente. Sem citar nomes diretamente, mas em clara alusão às tensões com Washington e às propostas de classificação de facções locais como organizações terroristas estrangeiras, Vieira recordou que o histórico de intervenções na América Latina sempre deixou "resultados nefastos". Ele defendeu que o retorno a práticas do passado não é a solução para os dilemas do presente e que respostas unilaterais apenas aumentam a vulnerabilidade da região diante de pressões geopolíticas de grandes potências.
A estratégia brasileira, reforçada por Vieira, é consolidar a CELAC como o principal espaço de articulação política para garantir que a América Latina permaneça como uma zona de paz e cooperação. O ministro reiterou o apoio do Brasil ao fim de bloqueios econômicos, mencionando especificamente a situação de Cuba, e defendeu o fortalecimento do multilateralismo através da ONU. O protagonismo de Mauro Vieira em Bogotá prepara o terreno para o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para este sábado (21), onde o Brasil deve formalizar o apoio à candidatura da chilena Michelle Bachelet para o cargo de secretária-geral das Nações Unidas.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.