140 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a posição do Brasil como liderança altiva e soberana durante a 10ª Cúpula da CELAC, em Bogotá. Em mensagem lida pelo chanceler Mauro Vieira, Lula enviou um recado contundente às potências imperiais ao afirmar que a América Latina e o Caribe não aceitam mais o papel de "subordinados" ou "quintal" de interesses externos. O presidente destacou que o fortalecimento do bloco regional é a única barreira eficaz contra as tentativas de fragmentação política e exploração econômica que historicamente sangram o continente. Para Lula, a integração deve ser ativa e pautada por uma agenda própria, focada na paz e no desenvolvimento social.
Um dos pontos centrais do pronunciamento foi o combate ao crime organizado e às milícias. Lula defendeu que a desarticulação entre os países vizinhos apenas favorece o avanço de facções criminosas e cartéis. Ele propôs uma cooperação soberana que atinja as "altas esferas" do crime, combatendo a lavagem de dinheiro e o fluxo de armas oriundo de países ricos. Ao citar o sucesso de operações integradas no Brasil, o presidente sugeriu que esse modelo ganhe dimensão continental, protegendo as fronteiras e garantindo a segurança das famílias latino-americanas sem abrir mão da autonomia nacional.
Lula também denunciou as novas formas de golpismo e ingerência que utilizam o ambiente digital para desestabilizar democracias. Segundo o presidente, as ameaças atuais não vêm apenas de tanques, mas de algoritmos e campanhas de desinformação que alimentam o extremismo de direita. Além da defesa política, ele pregou a soberania produtiva: a região, dona de vastas reservas de minerais críticos para a tecnologia do futuro, não pode seguir apenas exportando matéria-prima barata. O objetivo é que o continente domine todas as etapas da cadeia de valor, transformando riquezas naturais em dignidade, aposentadoria justa e serviços públicos de qualidade para o povo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.