Pimenta responsabiliza Bolsonaro pela criação do esquema do INSS

Portal Plantão Brasil
27/3/2026 13:42

Pimenta responsabiliza Bolsonaro pela criação do esquema do INSS

0 0 0 0

1143 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou nesta sexta-feira que as investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS apontam responsabilidade direta do governo de Jair Bolsonaro (PL) na abertura de espaço para fraudes contra aposentados e pensionistas. Durante a sessão de leitura do relatório, Pimenta foi categórico: "A CPMI conclui: sem decisões do governo Jair Bolsonaro, o esquema não teria existido". Segundo ele, alterações normativas e decisões administrativas permitiram a atuação de uma organização criminosa dentro do sistema previdenciário.

O parlamentar apresentou uma linha do tempo que descreve a evolução das irregularidades: em 2019, alertas teriam sido ignorados; em 2020, mudanças abriram espaço para o esquema; em 2021, a fraude se ampliou envolvendo autoridades; e, em 2022, regras foram afrouxadas, levando à perda de controle do sistema. "Com provas e documentos, demonstramos como uma organização criminosa atuou dentro do INSS, com mudanças feitas no governo Jair Bolsonaro que abriram espaço para fraudes, acesso ilegal a dados e descontos indevidos", declarou.

Pimenta destacou que a investigação identificou práticas como falsificação de assinaturas, uso ilegal de dados de beneficiários, criação de associações de fachada e aplicação de descontos sem autorização. "Demonstramos cada documento mudado, cada portaria que foi permitindo que as entidades fantasmas fossem ampliando sua influência dentro do INSS", afirmou. O deputado também associou o esquema a desdobramentos políticos, afirmando que recursos desviados irrigaram campanhas eleitorais, e citou que o dinheiro roubado dos aposentados será detalhado no relatório final.

Em suas redes sociais, Pimenta reforçou que "a verdade veio à tona: o esquema foi desmascarado e o Brasil vai conhecer, em detalhes, os responsáveis". Ele atribuiu ao governo Lula as medidas de enfrentamento ao problema: "Com o governo Lula, a fraude foi investigada, desmontada e o dinheiro começou a voltar para aposentados e aposentadas". A CPMI do INSS entra agora em sua fase final, com a análise dos relatórios apresentados em meio a divergências políticas sobre as conclusões e responsabilidades pelas fraudes que sangraram o bolso dos aposentados brasileiros.

Com informações do Brasil247


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians