340 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais nesta sexta-feira para defender a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de zerar o imposto de importação de quase mil produtos. Em publicação no X, ela classificou a medida como fundamental para proteger o poder de compra da população e fortalecer a produção brasileira. “Medida importante para garantir a competitividade da produção nacional e evitar aumentos de preços para o consumidor”, escreveu a ministra, destacando que a iniciativa contempla itens que não são fabricados no país ou que não têm oferta suficiente para o consumo interno.
Gleisi detalhou o alcance da iniciativa: “A lista inclui componentes e matérias-primas necessárias para a indústria e a agricultura, além de remédios específicos para diabetes, Parkinson, Alzheimer e esquizofrenia. E também revoga tarifação de smartphones e outros eletrônicos”. A decisão partiu do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) e foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A justificativa oficial é a ausência ou insuficiência de produção nacional capaz de suprir a demanda interna, critério que orientou a seleção dos itens contemplados.
Entre os produtos beneficiados estão medicamentos voltados ao tratamento de doenças crônicas e neurológicas, fungicidas e inseticidas para o setor agropecuário, insumos para a indústria têxtil, lúpulo para fabricação de cerveja e produtos utilizados em nutrição hospitalar. Completam o rol 970 itens classificados como Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações (BIT). A medida se insere em um conjunto mais amplo de iniciativas tributárias do governo federal, que inclui também a ampliação da desoneração fiscal para a indústria química e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais beneficiando especialmente 73,5% dos professores da educação básica.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.